Sistema

O sistema de regras de Imperia foi inspirado pela Apocalypse Engine. Uma vez que o foco deste jogo é política e intriga, depender de sorte é muito arriscado. Por esta razão, o sistema de regras de Imperia, em sua grande parte, não utiliza dados. Os jogadores possuem maior controle sobre o resultado de suas ações, podendo administrar sua exposição ao risco.

As personagens de Imperia são as figuras determinantes do futuro do reino. Logo, elas já iniciam em seu ápice, tendo como foco a conclusão de seus planos em invés da progressão de habilidades.

Introdução

Economia de Poder

Em Imperia, existem quatro elementos que ajudarão os jogadores a alcançarem seus objetivos. Cada um deles influencia a história de maneira diferente. Os quatro elementos, em ordem de importância, são:

  • Segredos
  • Recursos
  • Ouro
  • Ficção

Segredos representam informações delicadas e favores a serem cobrados. Constantemente as personagens dependem uma das outras para alcançarem seus objetivos. Quando ajudam alguém, recebem Segredos em troca. Quando gastam Segredos, obrigam pessoas realizarem o que desejam. A chave do sucesso são as pessoas. Logo, saber quando ajudar e quando cobrar favores, é determinante.

Recursos representam a capacidade das personagens jogadoras de influenciar a história a seu favor. Dependendo da ocasião, Recursos representam elementos diferentes, como poder bélico, ameaça, charme e etc. Através do gasto de Recursos, os jogadores podem garantir que suas ações sejam bem sucedidas. Jogadores obtém Recursos negociando entre si ou quando a Testemunha oferece em troca de complicar suas vidas.

Ouro representa os recursos financeiros das personagens. Em uma época onde a grande maioria da população é pobre, possuir bens materiais é uma grande vantagem. Ouro pode ser usado de muitas maneiras, tais como obter mercadorias, organizar uma festividade, subornar, obter informações e etc.

Ficção representa os elementos da própria história que irão exercer influência sobre as personagens. Amor, honra, sexo, entre tantos outros elementos, podem ser utilizados como mercadoria de troca para obter o que se deseja

Regras

Por ser influenciado pela Apocalypse Engine, Imperia possui regras descritas na forma de Movimentos. Cada Movimento é uma regra para uma determinada situação e possui um gatilho que indica quando ele deve ser utilizado. Quando uma personagem realiza algo descrito no gatilho de um Movimento, o mesmo é acionado e determina o que irá ocorrer. Alguns movimentos requerem o uso de Segredos enquanto que a grande maioria utiliza Recursos.

Existem diversos tipos de Movimentos como, por exemplo, os Movimento Básicos que descrevem as ações mais frequentes. Cada playbook possui Movimento Específicos que representam as especialidades de cada personagem. O jogador responsável por facilitar e administrar a seção, denominado A Testemunha, possui Movimentos que o ajudam a conduzir a história de forma interessante.

Campeões

As personagens jogadoras são pessoas de alta influência e poder, logo possuem servos, Os Campeões. Campeões podem realizar o que as personagens principais não podem devido sua popularidade. Existem diversos tipos de Campeões: Adepto, Caçador, Cavaleiro, Criminoso, Feral, Menestrel e Samaritano.

Durante as sessões de jogo, os jogadores podem enviar seus Campeões para cumprir missões como, por exemplo, entregar uma mensagem ou espionar alguém. Outra forma de utilizar Campeões é através de Expedições. Uma vez por temporada (uma série de sessões de jogos), os jogadores podem assumir o papel de seus Campeões em missões importantes.

Apesar de serem personagens secundárias, os Campeões são fundamentais para as histórias de Imperia. Na maioria do tempo, a Testemunha é quem controla os Campeões.